Hipnoterapia Ericksoniana

Milton Erickson (1901-1980 - EUA)

Hipnoterapia

Terapia baseada numa forma de comunicação indireta que leva ao resgate dos recursos próprios do paciente, utilizando o que ele tem de mais forte.

Com a indução do estado de consciência diferente da vigília (que ocorre naturalmente no dia a dia), através de histórias, metáforas, anedotas, a mente consciente mantém-se atenta, enquanto a mente inconsciente absorve sugestões para encontrar dentro de si mesmo os recursos e soluções vindos de suas próprias experiências de vida.

A escolha de aceitar ou não a sugestão proposta depende da própria pessoa acreditar que isso possa levar à mudança desejada, assim o paciente se torna agente ativo no seu processo de cura. A sensação de alívio e relaxamento contribuem para a pessoa enfrentar os problemas cotidianos com mais tranqüilidade e clareza.

Você tem interesse em organizar uma palestra ou Workshop sobre Hipnoterapia no seu espaço? Entre em contato para saber mais informações >>

Forma moderna de utilização da Hipnose : refere-se a chamada hipnoterapia Ericksoniana e foi desenvolvida por Milton Hyland Erickson (1901- 1980), psiquiatra americano do início do século XX, sendo considerado um marco divisório entre a hipnoterapia clássica da época de experimentação científica e a época moderna atual. Demonstrando-a como um fenômeno natural da mente humana, bem como sua existência e efeitos no cotidiano. Utilizou a hipnose em praticamente todos os problemas psicológicos, sendo autor de inúmeros artigos, livros e pesquisas científicas na área. Dentre as inúmeras contribuições de Erickson para o campo da Psicologia pode-se citar o conceito de utilização da realidade individual do paciente, a Terapia Naturalista, as diferentes formas de comunicação indireta, a técnica de confusão e de entremear. É considerado o maior Hipnoterapeuta do século XX devido a sua abordagem breve, estratégica e voltada para a solução. (CORTEZ E OLIVEIRA, 2003; GALVÃO, 2003)

Milton Erickson pode ser considerado o “Avô” da PNL Técnica usada para proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças, surgiu do estudo (por John Grinder e Richard Bandler) dos padrões da técnica e linguagem desse terapeuta. PNL: Programação Neurolinguística –“Como as palavras (Linguística) podem atingir a mente (Neuro) e produzir uma ação (Programação)”.

Médica com mais de 30 anos de experiência na área de medicina integrativa e complementar.